segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto de pesquisa.

1. Delimitação do tema:

Mais natureza e qualidade de vida para Águas Claras.

2. Justificativas

Escolhi este tema porque juntamente com o crescimento de Águas Claras, sinto que não há preocupação com o grande número de árvores que estão sendo derrubadas e não estão sendo repostas.
A comunidade pode ser beneficiada com uma maior qualidade de vida, pois ao se evitar o desmatamento e plantar outras árvores em substituição às retiradas a comunidade local ganhará não apenas com uma cidade mais bonita, mas também, contará com mais qualidade em sua saúde.
Fiz algumas visitas em pontos principais da cidade, como: Avenida das Araucárias e Avenida das Castanheiras e constatei que existem muitas obras de construção de condomínios e muitos terrenos que também são usados para o armazenamento de matérias para estas construções.

3. Delimitação e enunciado do problema

Porque não há em Águas Claras um programa ou projeto que defendam as diversas árvores que são derrubadas em prol da construção de condomínios?
Porque o GDF não define padrões com limites a serem adotados pelas construtoras para que haja menos desmatamento e proteção da vegetação nativa?

4. Formulação de hipótese

A comunidade tem um importante papel na preservação de sua cidade, a fim de ter qualidade de vida.
Dessa forma deve haver em primeiro lugar a conscientização da comunidade para a importância de tal preservação. Então como conscientizá-los de tal necessidade? Qual o papel da Regional Administrativa em tal questão? Qual o papel que os governantes deveriam desempenhar nesse sentido?
Em fim todos estão envolvidos de forma direta e a comunidade é a principal a ser afetada de forma positiva ou negativa.

5. Elaboração dos objetivos

É preciso a conscientização e a participação da comunidade, Regional Administrativa e do GDF, assim serão apresentados soluções para a preservação da qualidade de vida dos moradores e também haverá uma cobrança maior da população sobre os órgãos competentes para a solução do problema.

- Objetivo Geral: apresentação dos problemas futuros que a comunidade enfrentará com a falta de vegetação em sua cidade, os aspectos negativos conseqüentes que já enfrentam, como por exemplo, as doenças respiratórias.

- Objetivo Específico: Esclarecimento da importância de morar em uma cidade onde há preocupação com o bem estar social de uma cidade saudável.



6. Definição de metodologia

Fiz algumas entrevistas com pessoas que moram e/ou trabalham na cidade há mais tempo e pesquisas em sites e também na administração regional.


7. Referências teóricas

Jornal Águas Claras
Jornal da Comunidade
www.asmac.com


8. Cronograma

29/10/2009 – primeira postagem no blog, definindo Águas Claras e mostrando um pouco de sua paisagem por meio de fotografias.
02/11/2009 – segunda postagem mostrando o Parque de Águas Claras.
02/11/2009 – terceira postagem, falando do Parque de Águas Claras.
04/11/2009 – visita às principais avenidas de Águas Claras e observação das diversas obras.
05/11/2009 – entrevista com moradores locais.
14/11/2009 – quarta postagem, mostrando uma reportagem do Jornal da Comunidade, disponível na portaria de todos os condomínios da cidade, sobre um prêmio recebido pela publicação.
15/11/2009 – quinta postagem, trazendo uma matéria sobre a Feira de Ciências ocorrida na Escola Atual.
15/11/2009 – entrevista com pessoas que trabalham em Águas Claras.
16/11/2009 – sexta postagem, reportagem sobre o recorde de matrículas para crianças deficientes.
17/11/2009 – sétima postagem, com uma matéria sobre a reunião do administrador regional com a associação dos moradores de Águas Claras – ASMAC.
20/11/2009 – conclusão do Projeto de Pesquisa.
22/11/2009 – oitava postagem, dentro da proposta do meu blog de mostrar também minha cidade natal, postei informações e fotos da bela cidade de Petrópolis na região serrana do estado do Rio de Janeiro.
23/11/2009 – nona postagem, continuando com o propósito de trazer um pouco de Petrópolis para meu blog, inseri uma matéria sobre a Rua Teresa, o mais tradicional centro de pronta entrega do estado do Rio de Janeiro.
23/11/2009 – décima postagem, inclusão do meu projeto de pesquisa.

2 comentários:

  1. Olá Eliane, ficou muito bom o seu Projeto de Pesquisa, o tema foi muito bem escolhido. Seu cronograma mostrou bem toda a evolução do projeto, parabéns! Um grande abraço.Tatianne.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir